16 de out. de 2010

Primeiros comandos

O Theo está respondendo bem aos comandos "senta" e "deita". Apesar destes serem os mais simples, é necessário começar o treinamento dentro de casa, primeiramente. Como ele já vem treinando, fomos a uma praça para ver como ele se desempenhava. E mandou muito bem!  Ele também treina o comando "fica" durante todo o treinamento. Sigo as dicas do Adestramento Inteligente:
Senta: Coloque a mão com a recompensa à frente e acima do focinho do cão e faça um movimento em direção à traseira. Ele terá de olhar muito para cima para ver a recompensa e acabará sentando para conseguir uma posição melhor. Nesse momento, clique e dê a recompensa a ele. Gradualmente, distancie o clicar do momento em que o cachorro sentou, mas exija que ele continue na mesma posição.
Deita: Antes de ensinar esse comando, é melhor que ele já tenha aprendido a sentar. Com o cão na posição sentada, faça com que ele siga sua mão com o focinho em direção ao chão. Se ele levantar a traseira do chão faça com que volte à posição sentada e então comece novamente. Senão, clique quando ele encostar os cotovelos no chão. Com alguns cães é necessário que se recompense algumas vezes apenas por ele ter abaixado um pouco, antes mesmo de conseguir fazer o movimento completo.
Fica: Ensinar o cão a ficar exige um pouco mais de tempo e paciência porque ele gosta de se movimentar e ficar próximo do dono. Para começar a praticar esse comando, coloque o cão na posição desejada (sentado ou deitado, de preferência) e comece a distanciar gradualmente o clique do momento em que ele sentou ou deitou. Com a mão espalmada faça o sinal enquanto repete a palavra "fica". No começo, clique por alguns segundos parado. Gradualmente aumente o tempo e mude o seu posicionamento em relação ao cão. Inicialmente procure voltar para perto do animal antes de clicar, pois muitos cães ficam muito ansiosos para correr em direção ao dono.  




Aluno nota dez ;-)

6 comentários:

  1. Oi Silvia. Vi seu blog e gostei muito do projeto. Tenho um blog de adoçoes... www.ducachorro.blogspot.com ... posso ajudar de alguma forma com divulgação, por exemplo?

    Um abraço

    ResponderExcluir
  2. Parabens pelo que vc faz no blog ajuda muita gente que tem animal.
    O meu foi adotado e já sabe sentar e deitar, apenas estou tentando ensinar a ficar pois ele é muito ansioso e rolar tá dificil srss
    Abçs

    ResponderExcluir
  3. Olá Chapolas! Acompanho seu blog também, parabéns pelo trabalho! Que bom que você gostou do projeto. Precisamos, sim, de divulgação, muito obrigada por nos ajudar!

    Olá Secretária! Parabéns pela sua atitude em adotar! Você está no caminho certo, começando com o senta, deita, o fica você vai aplicando aos pouquinhos mesmo. Pode começar a tentar o comando "morto" também. Estou ensinando ao Theo, depois coloco no blog! Boa sorte!

    Theo está mandando lambidas a todos!!

    ResponderExcluir
  4. Adorei as dicas vocês são nota DEZ obrigada Beijokas minhas e do meu Fredinho ( poodle)... Nadir Fernandes

    ResponderExcluir
  5. Acompanhando a evolução e torcendo aqui. Logo ele estará prontinho para a adoção, hein... e já temos mais vários "candidatos" na fila do adestramento...rs
    Bjos

    Juliana

    ResponderExcluir
  6. Olá Juliana!
    O Theo realmente está evoluindo! Depois envio um email com DETALHES!!!
    Bjos!

    ResponderExcluir